Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

YouTube faz investimento histórico em campanha contra fake news de vacinas

Paola Carosella e Natália Pasternak em vídeo da campanha no YouTube / Reprodução

Além de ter removido mais de 75 mil vídeos (eu disse 75 mil!) contendo informações falsas a respeito da vacinação contra a Covid-19, o YouTube inicia neste domingo (27) uma grande campanha em TV aberta, naquele que é anunciado pelo portal como o seu maior investimento em mídia nos últimos cinco anos no Brasil. O primeiro filme será veiculado no intervalo do Fantástico, pela Globo.

A ideia é combater de forma propositiva o mal que informações falsas causam à saúde, levando a verdade científica por meio de especialistas credenciados a falar sobre o tema.

Nas mídias digitais, as peças da campanha, batizada como #ConheçaOsFatos, já podem ser vistas nesta sexta-feira (25). Os anúncios terão espaço também nos intervalos do Jornal Nacional, no Facebook, Twitter, Instagram e no próprio YouTube, além de outros formatos em publicidade de rua em São Paulo e no Rio.

As peças em vídeo trazem uma família conversando sobre vacinas, discutindo algumas dúvidas e preocupações comuns que serão respondidas com trechos de vídeos gravados por especialistas em saúde e médicos.

No digital, o público impactado pela campanha será direcionado a uma playlist no canal do YouTube Brasil com especialistas como Natália Pasternak, Rômulo Neris e Mariângela Simão respondendo a dúvidas de YouTubers famosos como Christian Figueiredo, Nataly Nery e Paola Carosella, além de infuenciadores como Thelminha Assis, vencedora do “BBB 20″, que também é médica.

A campanha tem parceria com a OMS, Organização Mundial da Saúde.

Segundo Paula Bellizia, vice-presidente de marketing do Google na América Latina, um estudo realizado com quase 2 mil brasileiros mostrou que 66% do público conectado busca informações sobre a vacina várias vezes por  semana, e 30% chega a pesquisar a respeito do assunto várias vezes ao dia.

“Conforme o ritmo da imunização avança, notamos que a quantidade de dúvidas em torno do assunto também aumenta”, diz a executiva. “Nossa campanha tem o objetivo de conectar essas pessoas com conteúdos de especialistas no assunto e ajudá-los a tomar melhores decisões.”

A empreitada faz parte de uma iniciativa global do Google e do YouTube, que surgiu para dar visibilidade a informações fornecidas por especialistas no combate à pandemia. Esta será a segunda ação realizada pelo Google no Brasil: em maio foi lançada no canal YouTube Brasil uma playlist em que especialistas esclarecem dúvidas em relação ao uso correto de máscaras e outras medidas de prevenção.

O pacote inclui ainda uma série de vídeos no canal oficial da plataforma, vindos de parceiros como Fiocruz, Instituto Butantã, Hospital Albert Einstein, Hospital Sirio Libanes e OPAS sobre temas ligados à saúde, além de conteúdo focado em vacina, de especialistas como Drauzio Varella e Átila Iamarino, ambos colunistas da Folha de S.Paulo.

O Google amplia assim o número de iniciativas de grupos de mídia em favor da vacinação e em combate à pandemia de modo geral, na contramão da completa omissão do governo federal no assunto.

Além de não investir na propaganda por vacinação e precauções contra a Covid, e de dar mau exemplo diário com a promoção de eventos que causam aglomerações, sempre sem máscara, o presidente da República trabalha contra todas as orientações de saúde de órgãos mundiais, ao arrancar a proteção facial de crianças, como fez nesta quinta-feira (24), em claro constrangimento de menores.

Não é à toa que o próprio Jair Bolsonaro tenha tido também vídeo removido de sua conta no YouTube, acerca do uso de remédios comprovadamente sem eficácia contra a Covid-19.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione