Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

‘Chic Show’, documentário sobre a cena musical preta de São Paulo, tem pré-estreia com baile

O documentário “Chic Show”, comemora os 50 anos da criação da festa de black music que nasceu em 1968, idealizada pelo jovem Luiz Alberto da Silva, o Luizão, terá exibição em caráter de pré-lançamento na Cinemateca, neste sábado, 17 de junho.

O filme, que só tem chegada ao GloboPlay prevista para setembro e ganhou já uma primeira exibição no Cine Sesc, esta semana, conta os detalhes da experiência da vivência de artistas que lá se apresentaram, como Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Sandra de Sá, Carlos Dafé, e do impacto sobre frequentadores como Mano Brown, Ice Blue, Thaíde, Emicida, Rappin’ Hood, Marquinhos Sensação, Pericles e Salgadinho.

O documentário é sobre música, cultura, hábitos, e principalmente sobre a história do negro paulistano, agora recontada por cenas antológicas e depoimentos de todos os nomes acima citados.

Semanalmente, a Chic Show fazia algo em torno de 12 bailes espalhados pela cidade, as chamadas domingueiras, e um grande encontro na sede do Palmeiras, reduto de brancos, a cada três meses. Nos anos 1970 e 80 era uma rara ocasião de agrupamento de negros em momento de defesa da afirmação e orgulho de suas origens para uma juventude oprimida pelo racismo e a violência policial emtempos de ditadura militar.

Na exibição deste sábado na Cinemateca, o filme será seguido de uma demonstração do que era o Chic Show, ao vivo, com breve baile para os presentes.

Expectativas foram lançadas.

A direção é de Emílio Domingos e Felipe Giuntini, com roteiro assinado por Milena Manfredini e produção de Anelise Franco. A direção executiva é de Rafael Dragaud, com direção de gênero de Mariano Boni.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione