Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Última chamada para inscrições rumo a programa de desenvolvimento na África

O Projeto Paradiso avisa que terminam nesta sexta (16) as inscrições para o Creative Producer Indaba, programa de desenvolvimento profissional oferecido pelo Instituto Realness, que investe no desenvolvimento do audiovisual na África.

A iniciativa é uma parceria exclusiva, no Brasil, com o Projeto Paradiso. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Realness.

A partir dessa parceria, uma das 15 vagas será reservada a um produtor criativo brasileiro, que receberá uma Bolsa Paradiso no valor de 5 mil euros e participará de dois workshops internacionais, um no Marrocos e o outro na Holanda. O primeiro workshop será online, em outubro, seguido de sessões presenciais, nos dois meses seguintes, durante o Festival Internacional de Cinema de Marrakech. Já o segundo workshop será totalmente presencial durante o Festival Internacional de Roterdã, no início de 2024.

Para participar da seleção, o candidato deve ter produzido ao menos um filme de ficção, série ou documentário, ou pelo menos dois curtas-metragens como produtor principal ou coprodutor. O objetivo do Indaba é desenvolver habilidades de liderança e criativas de produtores audiovisuais, a partir de estudos de casos, debates e reuniões com mentores e especialistas, com foco em aspectos de desenvolvimento e planejamento de projeto.

“Este é o segundo ano de parceria exclusiva no Brasil com o Instituto Realness para o Indaba e, mais uma vez, nossa intenção é aproximar o audiovisual nacional com países de um continente que tem tanta influência nas raízes e traços culturais brasileiros”, fala Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich.

“Além de uma troca cultural muito rica, essa é mais uma chance de inserir nossos cineastas em oportunidades de mercado mundo afora, valorizando nossos projetos e talentos”, continua Josephine. “Ano passado, tivemos a felicidade de ver o diretor e produtor carioca Bartolomeu Luiz, da Arruda Filmes, sendo selecionado para a formação, passando a integrar a Rede Paradiso de Talentos.”

Em 2022, a diretora de programa do Projeto Paradiso, Rachel do Valle, participou de um bate-papo exclusivo com Elias Ribeiro, diretor executivo do Instituto Realness, para tirar dúvidas sobre o curso e a bolsa Paradiso. A conversa está disponível na íntegra no Canal Paradiso.

Quer conhecer outras oportunidades de bolsas, oficinas e afins? Vai lá no site do Projeto Paradiso. A proposta do instituto é investir em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos.

Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. O Paradiso foi criado há quatro anos e já beneficiou mais de 160 profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas iniciativas.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione